ASPIB

Associação da Salvaguarda do Patrimônio Imaterial de Bom Jesus da Lapa

Associação da Salvaguarda do Patrimônio Imaterial de Bom Jesus da Lapa

Cidade do Vale São Franciscano da Bahia situada a 796 km da capital estadual, conhecida como a "Capital Bahiana da Fé",

Diante das dificuldades, e com o intuíto de se fortalecer, difundir, e permitir a integração, o fomento e a salvaguada, foi criado a ASPIB – Associação da Salvaguarda do Patrimônio Imaterial de Bom Jesus da Lapa. É preciso reconhecer o papel da Cultura, da Educação, do respeito, do aprendizado, das tradições e dos costumes.

Bom Jesus da Lapa se destaca ao criar a sua primeira Associação da Salvaguarda do Patrimônio Imaterial, para além da representatividade,  para a união dos Povos, costumes, saberes e fazeres.

Não existe consenso no plano internacional ou no nacional sobre o termo que melhor define o conjunto dos bens culturais de natureza imaterial. Aqui e ali são utilizadas expressões como “patrimônio cultural intangível”, “patrimônio cultural imaterial”, “cultura tradicional e popular”, “patrimônio oral”, “patrimônio vivo”, etc.

Tendo como base a Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial da Unesco de 2003, aprovada pelo Decreto Legislativo 22/2006 e promulgada por meio do Decreto 5.753/06, entende-se como salvaguarda as medidas que visam garantir a viabilidade do patrimônio cultural imaterial, tais como: • A identificação • A documentação • A investigação • A preservação • A proteção • A promoção • A valorização • A transmissão (essencialmente por meio da educação formal e não formal) e • A revitalização deste patrimônio em seus diferentes aspectos.

ATO DE CRIAÇÃO DA ASPIB

No dia 17 de Março de 2021, na cidade de Bom Jesus da Lapa, às 10:00 da manhã, na Faculdade Pitágoras foi realizado o encontro entre a Sociedade Civil, Poder Público, Legislativo, Centros Educacionais, Faculdades, Mestres e Mestras do Saber e Fazer, Grupos, Coletivos e Afins, Empresas Culturais, Igreja/ Diocese de Bom Jesus da Lapa, Povos de Matriz Africana, Quilombolas, Manifestações culturais: Marujada da Chegança, Terno das Borboletas, Capoeira, Maculelê, Grupo de Dança Africanizar, Cia de Teatro D’Ivonildes, Grupo de Teatro do Santuário, Grupo da Festa do Divino, Caretas, Lamentadora das Almas, Bandeireiras do Divino, Músicos, Grupo de Reis da Lagoa Grande, Festa do Divino dos Pintos.

Foi apresentado à todos, os Projetos selecionados no Edital de Chamamento Público nº 001/2020 – IPAC, tendo como objeto de parceria o Projeto nº 009, Cultura, Tradições e Romarias nos Caminhos da Fé, e o Projeto nº007, Lapa de Fé e Tradições, Saberes e Fazeres da Cultura.

Após explanação sobre os Projetos realizado por meio da Parceria com a Secretária de Cultura do Estado , com o apoio financeiro do IPAC, Governo do Estado,Lei Aldir Blanc Bahia, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, Governo Federal. Foi apresentado aos convidados, a ASPIB, sendo realizado a eleição da Diretoria Executiva, sendo a mesma eleita por aclamação, constando como Presidente o Senhor Carlos Fabiano Calheiro Teixeira, e como Vice Presidente o senhor Paulo Araújo Pereira, como 1º Secretária , a  senhora Maria Regina Tanajura, como Tesoureiro, o senhor Carlos Antônio de Jesus Divino.

Em seguida foi apresentada, lida, e aprovada a Minuta, o regimento interno da ASPIB- ASSOCIAÇÃO DA SALVAGUARDA DO PATRIMÔNIO IMATERIAL DE BOM JESUS DA LAPA, pelo Presidente eleito.

Apoio Financeiro:
honrizontal
plugins premium WordPress